terça-feira, 4 de maio de 2010

Para não fracassar no seu salão de beleza


Confira as dicas exclusivas do SEBRAE para você não fracassar e ter sucesso no seu empreendimento!

Se você já atuou no ramo de “Salão de Beleza” , como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior numero possível de lojas, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades, etc.

Se você não é do ramo, por um lado é bom porque não tem vícios e sabe que tem de aprender muito. O caminho é pesquisar, conversar com pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com um salão de Beleza. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial desse tipo de empreendimento.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”. Não é verdade! As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades. Basta ser franco na conversa, se apresentar e explicar a situação. Para começar, busque empresas em bairros distantes ou até mesmo cidades vizinhas, pois assim, ninguém se sentirá ameaçado.

O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias, e estar convicto sobre o projeto de seu novo negócio e como será seu “Salão de Beleza”. Ao contatar outras empresas, você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

* Onde será localizado seu Salão de Beleza?

* Como será o processo de “venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?

* Como será a operação do Salão de forma a satisfazer e surpreender os clientes?

* Como será seu formato de gestão, que inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia a dia?

* Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?

* Quando seu Salão de Beleza estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias?

* Este é realmente um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre o negócio de Salão de Beleza e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia a dia, você construirá suas próprias respostas.

Fonte:http://www.redetec.org.br/publique/media/SAL%C3%83ODEBELEZA%20-SerieComeceCerto31.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Sistema NetBelle | by TNB