segunda-feira, 12 de abril de 2010

Carlos Oristânio ensina cabeleireiros a Administrar Salões



Durante a Hair Brasil 2010 Carlos Oristâneo que é professor na Universidade Cruzeiro do Sul e sócio da empresa Delalastra, ministrou sua palestra para diversos cabeleireiros do Brasil.

Com o tema “Administração de Salões de beleza”, Oristânio enfatizou muitos pontos importantes para que o cabeleireiro possa ultrapassar todas as dificuldades e transformar o seu salão em uma grande referência, com profissionalismo e muita qualidade.

Entre os pontos colocados por ele, está a questão de saber se relacionar.Um bom cabeleireiro precisa ter paciência, ter uma aproximação com os clientes e principalmente, com os funcionários que trabalham para ele. É importante saber a formação desses profissionais, de onde vieram, etc.

Hoje em dia muitas pessoas por não terem profissão, decidem virar cabeleireiros e ingressam no mercado de trabalho sem nenhum conhecimento técnico. Nesse sentido, Carlos Oristâneo enfatiza: “Quanto maior e melhor é o profissional, mais chances ele tem de ganhar dinheiro”.
Muitas vezes o cliente vai ao salão e um mesmo profissional corta, faz escova, faz coloração, unha, sobrancelha, etc. Ele ainda diz: “Quem diz que faz tudo, faz tudo mais ou menos”. É fundamental se ter uma equipe que saiba fazer, que seja especialista naquilo que faz.

É muito importante que todos o cabeleireiro faça bons cursos, tenha uma boa formação técnica, com a finalidade de ganhar a credibilidade do cliente. Um exemplo dado durante a palestra foi o do dentista. Quando se inicia um tratamento, você não fica mudando de dentista a cada semana. Existe uma relação de confiança entre o cliente e o dentista. Essa deve ser a relação criada entre o cabeleireiro e o cliente.

Mesmo que uma pessoa vá até o seu salão e pergunte apenas quanto custa um corte de cabelo, aproveite para perguntar o nome dessa pessoa, ofereça um café, pegue o e-mail dela e coloque no seu mailing. Construa uma relação saudável, que vai além de informar o preço do quanto custa a sua prestação de serviços, afinal, cliente cadastrado gera fidelização.

Além desses pontos, é preciso fazer a seguinte pergunta: “o que é um salão de beleza?” Podemos dizer que é um lugar onde há pessoas, tecnologia e que envolve espaço físico. Por tanto, vale uma reflexão: Salão de beleza que dá prejuízo é porque tem alguma coisa errada na administração. Um salão de beleza é um local de prestação de serviços e não deve ser visto como um “salãozinho”, que tem como retorno o suficiente para comer e pagar contas.

Nesse sentido, a mudança para a prosperidade profissional começa por cada um. Lembrar da aparência, estar bem vestido para recepcionar as pessoas; entender a realidade do local onde se tem o salão, para que se cobrem valores adequados à realidade local; fazer uma planilha com histórico de visitas para saber quantos clientes tem passado em seu salão durante o mês, etc.

O mais importante é começar a reconhecer os pontos que se precisa mudar, investir em credibilidade, ter conhecimento para transmitir segurança e determinar fazer do seu salão um lugar de bem estar, crescimento e grande retorno profissional.

Por: Camila Grillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Sistema NetBelle | by TNB